quarta-feira, 14 de novembro de 2012

RITUAL QUEBRADO MARCA VARRIÇÃO DA MARUJADA 2012



A Marujada 2012 em Tracuateua infelizmente foi marcada por um fato muito triste: por falta de comunicação entre os Juízes e o Presidente da Irmandade, o Sr. Nenzinho indo contra todos os princípios de uma tradição bicentenária cometeu uma barbaridade, mandando encerrar a Varrição sem o termino do ritual. O fato aconteceu porque os Juízes de 2012 começaram a servir o tradicional vinho da Varrição. Quando perceberam a falha, pararam de servir o vinho aos Marujos e Marujas, e o próprio Sr. Nenzinho chegou até mim e pediu para que os Marujos e Marujas retornassem ao salão, assim fiquei no refeitório retirando as pessoas. Para minha surpresa quando retornei ao salão vi que já estava na roda de encerramento. Ele se achou no direito de interromper um ritual bicentenário, mandando fazer a Roda de Encerramento, quando havíamos dançado apenas o Retumbão, e por vez ainda viria o Chorado, Mazurca, Contradança e assim por diante.

Isso causou revolta em todos os Marujos e Marujas que ali estavam, sem falar no desrespeito às pessoas que estavam nas arquibancadas esperando para ver o ritual se completar. Uma das coisas que me deixou envergonhado, foi pelo fato do nosso Capitão Sr. Bernardino concordar com essa barbaridade, sendo ele um dos principais personagens desta magnifica festa. E para piorar mais, simplesmente o Presidente da Marujada e sua Diretoria saíram e deixaram a festa da Varrição sob minha responsabilidade e do Vice-Capitão Rodolfo.Eles abandonaram a festa e foram embora.


Agora vamos esperar a reunião que o Sr. Nenzinho ficou de marcar para podermos esclarecer essas falhas para que fatos desta natureza não voltem a se repetir nesta festa que merece no mínimo respeito pela idade que tem, em particular a da nossa cidade que completou 65 anos de tradição e que se depender de mim e da grande maioria dos Marujos e Marujas não vai acabar, esperamos a reunião em breve a eleição de 2013.

Um forte abraço a todos.


JP Tubarão
Músico, Produtor, Marujo e Juiz de São Benedito 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário